Cadastre-se em nossa Newsletter

Logo Study

Procurando outro destino?
Confira as diversas possibilidades de
intercâmbio que só a Hello Study oferece.

Tudo para seu Intercâmbio

Hello Canada Hello England Hello USA

Dicas de Trabalho

Dicas de Trabalho

As dicas abaixo estão divididas em duas etapas: para quem a ainda não saiu do Brasil e está preparando as malas para encarar este desafio e a segunda parte, destinada aos que já estão na Austrália. Confira as melhores sugestões de acordo com seu momento.

Dicas para quem ainda não foi
Como os empregos mais adequados no começo são na área de limpeza e serviços, aproveite que ainda não foi e deixe um lugar reservado na mala para levar algumas coisas que serão necessárias.

ESTUDE UM POUCO DE VOCABULÁRIO DE TRABALHO: Para quem ainda não sabe nada de inglês, procure fazer um curso intensivo de uma ou duas semanas antes de ir. Foque no vocabulário de emprego. Schedule, Shift, Day off, Vacuum e Washing Machine são palavras que estarão bastante presentes no dia-a-dia. Por mais que se esteja indo estudar inglês, quanto antes souber estas palavras-chave, melhor será a adaptação.

ROUPAS CERTAS: Para quem já sabe um pouco de inglês, calça social e cinto preto, camisa branca também social (também blusa branca para as meninas), é importante para procurar emprego em restaurante. Entre os empregos ideais para aqueles que não falam bem o inglês, estão passar aspirador de pó, ajudar em obras e lavar pratos. Por tanto, coloque um par de camisas velhas e um par de sapatos de couro. Isso vai ser um gasto a menos na Austrália.

PREPARE O CURRÍCULO AINDA NO BRASIL: Peça, ainda no Brasil, um modelo de Resumè na Hello Australia. Assim é possível criar seu próprio currículo, contando com a ajuda da equipe. Isso ajuda a economizar tempo quando chegar lá.


Dicas para quem já chegou
Agora é hora de descobrir que não é impossível. Muita gente que ainda não sabe falar bem inglês, fica motivado quando consegue seu primeiro emprego. É impagável esta sensação de conquista. Are you ready?

PREPARE O DISCURSO: A primeira coisa é pegar um punhado de cópias de currículos e sair distribuindo pela cidade. Memorize as frases certas e não tenha vergonha de conversar com as pessoas para pedir emprego.

FAÇA DIFERENTES VERSÕES DE CURRíCULO: Se arrume bem e organize o material. Prepare diversos tipos de currículo. Em um, coloque suas experiências na área de cozinha. Em outro, coloque apenas as experiências na área de limpeza. Isso facilita a compreensão do contratante. Saia com um punhado de cada versão na mesma pasta e entregue cada um no seu devido lugar.

MAPEIE A ROTA DE BUSCA: Para quem ainda não domina bem o idioma, pegue um mapa da cidade e vá marcando onde deixou cada currículo, junto com o nome do estabelecimento. Assim, quando o empregador ligar, é mais fácil se localizar. É muito comum sair por aí entregando diversos Resumès na mesma rua e esquecer onde é cada um dos lugares. Se organize!

PROCURE NOS MURAIS: No mural das escolas, geralmente é possível encontrar anúncios de empregos. Outro lugar onde sempre tem, são os Backpackers (albergues). Não custa nada conferir.

SEJA PONTUAL: Caso não tenha entendido muito bem o telefonema, não tenha vergonha de pedir para ajuda. Não perca a oportunidade.

PROCURE NA INTERNET: Confira diariamente os sites de empregos e os anúncios publicados pela Hello Australia no site seek.com.au/

SAIA DAS ÁREAS COMUNS: Para quem está tentando e não está tendo muito sucesso na busca por empregos no centro da cidade, procure nas Zonas 2 e 3. A cidade é dividida em Zonas. Quanto mais longe do centro, onde ficam a maioria dos estudantes, mais fácil é de encontrar oportunidade.

USE A REDE DE AMIGOS: Manter uma ampla rede de amizade é muito importante na etapa da procura. A rotatividade de gente é muito alta nas áreas mais procuradas por estudantes. Muitos deles ficam por um período e depois voltam para o Brasil, respeitando a data de embarque do bilhete. Por tanto, não existe época boa ou ruim, toda hora é hora. Converse com os colegas de classe e demonstre o interesse em trabalhar. Essa é uma boa atitude para arrumar emprego.

Arrumar emprego não é difícil. Requer um investimento de tempo, mas a persistência logo dá resultados. Emprego não cai do céu, mas pode muito bem ser encontrado. Busque o seu e consulte a Hello Australia para se atualizar das novidades.

Tipos de trabalho
Um dos maiores destaques da Austrália para atrair estudantes internacionais é a possibilidade de trabalhar legalmente no país durante o período do curso escolhido.

O visto de estudante permite que o aluno, após iniciar as aulas, encontre um trabalho com carga horária de até 40h quinzenais. Uma das condições é não faltar para trabalhar (é isso que faz a escola australiana tornar possível o visto: o controle da lista de presença em nome da imigração). Ou seja, um estudante com visto pode trabalhar até 40h quinzenais desde que não falte as aulas durante o período do curso. No entanto, após o término, o visto se estende por um mês e estas "férias" permitem que o estudante trabalhe sem limite de horas semanais. Nada mais justo, para quem quer ganhar um dinheiro extra depois de ter cumprido o objetivo dos estudos.

Para quem entra na Austrália com visto working holiday, pode trabalhar por tempo integral. Para os brasileiros que podem tirar este visto, é importante lembrar que além do visto durar apenas um ano e poder ser emitido uma única vez, não é permitido estudar mais do que três meses durante o período de um ano do visto. É uma vantagem poder trabalhar mais, mas é preciso lembrar que o visto de estudante pode ser renovado o quanto for preciso e, priorizar o dinheiro não é sempre a melhor opção em relação aos estudos.

Há basicamente três diferentes tipos de contrato de trabalho na Austrália e a remuneração em todas as opções utilizam o mesmo sistema de pagamento por horas trabalhadas, são eles:

PART-TIME JOB: Estas vagas de trabalho são as mais procuradas pelos estudantes por que atendem a exigência de limite de 40 quinzenais e não interferem no horário das aulas. Os horários são fixos e não passam de quatro horas de trabalho por dia. Perfeito para quem estuda, pois não exige muito do estudante.

As opções de emprego mais comuns desta categoria são: Hospitality (Hotelaria e restaurante), Office Cleaner (serviço de limpeza em escritório), Construction Cleaner (limpeza de obra).

FULL-TIME JOB: Estes são os tipos de trabalhos mais comuns utilizados mundialmente e que exigem horário integral de até 40 horas semanais. Não são facilmente obtidos por estudantes justamente pela questão da limitação do visto. A maioria dos que conseguem este tipo de emprego, tiveram que conseguir uma carta de Sponsorship da empresa. Esta carta significa que a empresa precisa de determinada mão-de-obra e se responsabiliza pela pessoa dentro do país. Estas situações exigem a mudança de visto e estabelecem um compromisso muito grande com o contratante. O desafio é arrumar uma empresa que necessite bastante para justificar uma contratação cara como esta. Trata-se de um perfil de emprego menos usual por estudantes, mas não é impossível de conseguir.

CASUAL: Os trabalhos casuais são bem interessantes por que não tem horário fixo e tão pouco, um compromisso diário. As empresas que optam por usar este tipo de serviço possuem um cadastro de colaboradores, com os quais entra em contato quando precisam de mão-de-obra para ocasiões e atividades específicas. Existem diversos perfis de trabalhos que operam neste sistema. Um dos mais comuns é o Catering (serviço profissional utilizado para servir comida bebida). Trata-se de um serviço que geralmente utilizado por empresas que trabalham para eventos de todos os tipos. Desde jogos em estádios, corridas de Fórmula Indy, passando por formaturas, shows e corridas de cavalos. Para trabalhar como casual é preciso se inscrever em uma das agências que operam com este tipo de serviço, dizendo o que está disposto a fazer e aguardar ser chamado. Uma dica é escolher empresas especializadas em áreas específicas. Isso aumenta as chances de trabalhar durante um show do U2, por exemplo. Ou seja, ganhar dinheiro enquanto o espetáculo acontece. A quantidade de horas trabalhadas dependem do tipo de serviço prestado. Procure controlar para não ultrapassar o limite semanal.

Logo Study

Procurando outro destino?
Confira as diversas possibilidades de
intercâmbio que só a Hello Study oferece.

Tudo para seu Intercâmbio

Hello Canada Hello England Hello USA

Nossos Parceiros